Quem Somos

Conheça um pouco da nossa história

História

1957. O crescimento rápido da cidade de Porto Alegre, aliado à falta de estrutura para absorver uma grande massa populacional, criou em Porto Alegre grandes bolsões de miséria. Neste contexto, foi fundado o Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre. Conduzido com maestria pelo Padre Paulo de Nadal, protagonizou inúmeras iniciativas e projetos que se tornaram referência, não apenas para a capital gaúcha, mas para outras regiões do país, inclusive, no âmbito governamental

Para garantir a viabilidade dos diversos projetos, foi criado o Mensageiro da Caridade. Ele dá sustentação a um grande sistema de atendimento social, de formação dos jovens para o trabalho, atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, apoio à populações afetadas por emergências naturais, formação de agentes sociais do Terceiro Setor e manutenção de serviço de convivência para crianças e adolescentes. Ao longo de sua história, a instituição foi pioneira no desenvolvimento e na implementação de muitas ações sociais de impacto na comunidade gaúcha como o Programa de Alimentos para a Paz, a implantação de Centros de Promoção do Menor, o programa de política habitacional com a Cidade de Deus e o Programa de Apoio à Criança e Amparo à Família, entre outros.

Nossa história

Confira os 60 anos de história do Mensageiro da Caridade.

Missão

Ser uma organização atuante na superação dos problemas sociais, promovendo a oportunidade de emprego, educação e formação para jovens, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo para crianças e adolescentes, o apoio à famílias afetadas por incidentes naturais e em situação de vulnerabilidade social, a preservação ambiental com a reutilização e destinação correta de bens e produtos residuais e desenvolvendo ações junto à comunidade carente.

Objetivos

Mobilizar às pessoas e organizar e operar uma rede de solidariedade e de serviços de caráter beneficente e sem qualquer discriminação de clientela ou público alvo, para viabilizar o atendimento e a assistência imediata à pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, além de contribuir com a sustentabilidade ambiental, evitando o descarte indiscriminado de bens e utensílios que possam ser reaproveitados e reutilizados por famílias carentes, além de desenvolver projetos sociais benéficos à comunidade.

Todos somos irmãos