NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Esteio instala núcleo da Pastoral do Povo da Rua

A Diaconia Santo Antônio da cidade de Esteio criou no dia 24 de outubro um novo núcleo da Pastoral do Povo da Rua, na Arquidiocese de Porto Alegre. Essa iniciativa faz parte das estratégias da Arquidiocese para expandir suas atividades pastorais com as pessoas em situação de rua, especialmente nas áreas onde essa população está mais presente.
Segundo o coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese, Elton Bozzetto, para atingir esse objetivo, foram realizados vários diálogos com a Diaconia Santo Antônio, uma instância da igreja que reúne as equipes de caridade e assistência das paróquias da região de Esteio. “Em parceria com a Diaconia Santo Antônio, foi criado o núcleo de Esteio, seguindo a metodologia de trabalho da Pastoral Nacional”, destacou.
Diversos grupos que já prestavam assistência emergencial na localidade foram reunidos e alinhados com a abordagem metodológica da Pastoral Nacional, que envolve coordenação, planejamento, capacitação e incidência política. Através dessa articulação, outras ações e movimentos sociais se uniram à Pastoral do Povo da Rua de Esteio, expandindo sua atuação para além do atendimento emergencial, mas com o objetivo de garantir direitos fundamentais e buscar alternativas para a inclusão produtiva, de acordo com as diretrizes da Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese.
Esse momento significativo de preparação, formação e capacitação contou com o apoio do Diácono Lourival Fernandes, que desempenhou um papel importante na convocação e na articulação dos grupos. Além disso, está prevista a realização de ações de incidência política junto às instâncias do governo municipal, visando assegurar os direitos fundamentais das pessoas em situação de rua. O objetivo é trabalhar em colaboração com essa população para garantir seu protagonismo e torna-los agentes da transformação de suas próprias vidas.

Mensageiro da Caridade
Reunião aconteceu na Paróquia Imaculado Coração de Maria.

Todos somos irmãos