NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Mensageiro da Caridade beneficia comunidades indígenas

O Mensageiro da Caridade realizou mais uma ação de auxílio à educação e à cultura nas comunidades indígenas de Porto Alegre. Por solicitação das lideranças da tribo Kaingang Fag Ninhn (Lomba do Pinheiro), localizada na zona sudeste na Capital, a entidade entregou um carregamento de classes para a escola comunitária. O ato aconteceu na quinta-feira (19 de março/20).

A líder da comunidade, Cássia Ribeiro, disse que o material vai ajudar a estruturar a escola, contribuindo para o aprendizado e a transmissão da cultura Kaingang para as crianças. A melhoria da escola vai contribuir em outro benefício. “Nossos filhos estavam se deslocando até outra área no Ore Cupri  (Barro Branco) para estudar. Agora eles voltarão para a escola da comunidade”.

Junto com o material da escola, o Mensageiro da Caridade repassou para a comunidade outros materiais como roupas e itens de produção artesanal. A Coordenadora da comunidade, Terezinha de Paula, agradeceu aos doadores do Mensageiro da Caridade, porque esses itens irão ajudar na manufatura artesanal, que representa renda para as famílias. “É muito lindo ver nossas mulheres produzindo artesanato com as doações que temos recebido do Mensageiro da Caridade, porque não temos como comprar matéria prima”. Ela acrescentou que além de auxiliar na elevação da renda familiar, o artesanato contribui na melhoria da autoestima das mulheres e na transmissão da cultura Kaingang para as novas gerações.

O Diretor Executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, afirmou que a entidade está cumprindo com sua missão institucional de auxiliar no desenvolvimento das populações vulneráveis. “Apoiar os povos indígenas na sua autonomia é nosso objetivo institucional”. Ele revelou que entidade está auxiliando outra comunidade Kaingang da Zona Sul da cidade e também as aldeias Charrua e Guarani, localizadas no Bairro Lami. No ano passado, as ações do Mensageiro da Caridade atenderam 42 famílias. Nesse ano, o Mensageiro da Caridade está acompanhando e auxiliando 133 famílias. “Queremos contribuir com a dignidade desses nossos irmãos, para que eles mantenham seu modo de vida e sua cultura”.   


Classes escolares para a escola comunitária.


Comunidade indígena recebendo as doações.
 

Mensageiro da Caridade
Entrega de doações à comunidade índigena.

Todos somos irmãos