NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Vereadores reconhecem trabalho do Mensageiro da Caridade

A história, trajetória e atividades do Mensageiro da Caridade foram apresentadas no dia 06 de outubro no Espaço da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Atendendo convite da presidência do legislativo municipal, a exposição resgatou aspectos da origem da instituição, sua missão, propósitos e os grandes programas desenvolvidos ao longo dos 68 anos de existência de uma instituição que se vincula à própria evolução do sistema de proteção social da Capital Gaúcha.
Em sua manifestação, o diretor executivo da instituição, Luís Carlos Martini de Campos, falou sobre as ações de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, a atenção aos diferentes públicos, a competência para atuar nas situações de emergências e na execução das políticas públicas de assistência social.
Campos destacou as ações de apoio aos atingidos pela enchente de 2024, que seguem até hoje. “Mobilizamos apoio de pessoas em todo país e até internacionalmente. Somente nas ações diretas, foram auxiliadas 198 mil pessoas pela Arquidiocese, com o repasse de alimentos e suprimentos básicos. Esse auxílio continuou após a enchente, com o retorno e a reconstrução dos espaços domésticos. Essa ação continua até hoje, pois muitas pessoas ainda estão adquirindo móveis e equipamentos domésticos repassados pelo Mensageiro da Caridade”.
O dirigente salientou que as ações da entidade vão além da enchente, prestando serviços e unindo a comunidade em ações de solidariedade há décadas. “O Mensageiro da Caridade não é apenas um projeto social, é uma fonte de bem comum, integração de pessoas e solidariedade que promove o bem social da cidade de Porto Alegre e do mundo, durante a enchente e sempre”, destacou. Ele enumerou como grandes projetos o atendimento de crianças, adolescentes e idosos nos Centros Sociais, as ações de segurança alimentar que beneficiam mais de 6 mil famílias, o compromisso com a sustentabilidade ambiental e os programas de formação e qualificação de agentes sociais. “Somente neste ano, nosso programa de qualificação já beneficiou mais de 470 pessoas”.
Vereadores de diversas bancadas fizeram manifestações de reconhecimento e apoio ao Mensageiro da Caridade. A vereadora Cláudia Araújo destacou a força das ações da entidade. “O trabalho que vocês fazem emancipam as pessoas e salvam vidas”. O vereador Jonas Reis afirmou que a cidade tem que agradecer a existência Mensageiro da Caridade. “A cidade deveria repassar recursos financeiros para apoiar a ampliação das ações do Mensageiro da Caridade, porque eles atendem a quem mais necessita”. Todos os parlamentares receberam a revista anual de prestação de contas da entidade, que destaca as principais ações desenvolvidas pela instituição.


Mensageiro da Caridade
Câmara Municipal de Porto Alegre.

Todos somos irmãos